10 dicas para a adaptação escolar

O período de adaptação escolar requer atenção e planejamento. É um processo de crescimento, de encontros, de expectativas e frustrações. No entanto, é parte do desenvolvimento infantil e, com certeza, é preciso ser vivido para que as crianças cresçam, integrem-se a um novo grupo e passem a fazer parte de um grupo

A adaptação escolar, principalmente na Educação Infantil, é o momento de se ajustar ao novo. Afinal, tudo é novidade para a criança nessa fase, desde o desejo de aprender e descobrir o que o mundo tem para lhe oferecer, até seus relacionamentos interpessoais, o reconhecimento de espaços diferentes, a rotina que passa a ser mais completa e diferente

O novo pode gerar insegurança e ansiedade em qualquer idade, por isso é importante que pais, mães e outros familiares compreendam esse momento e estejam conscientes dessas mudanças

A adaptação escolar é o momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, com os colegas e atividades.  É importante lembrar que não existe tempo determinado para essa transição e depende da criança, da família e de suas experiências anteriores relacionadas às separações.

Confira 10 dicas para o sucesso na adaptação escolar

1. A vinda da criança para a escola deve ser preparada. Entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode gerar inseguranças e gerar ansiedade;

2. Nos dois primeiros dias de aula, os pais ou quem for levar a criança, podem (se sentirem necessidade) permanecer no Colégio em local destinado pelas orientadoras. Procure deixá-la com tranquilidade, assegurando que você estará no Colégio e poderá ser encontrado (a) quando ela (e) precisar

3. Incentive a criança a procurar ajuda do educador quando necessitar algo para que crie laço afetivo.

4. A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença constante nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de seus pais.

5. Evite despedidas prolongadas, que só aumentam a ansiedade das crianças (e dos próprios pais), além de dificultar o trabalho das professoras.

6. Não comentem diante da criança, as reações que ela estiver apresentando para não salientar estes comportamentos.

7. Procure manter a rotina de casa neste período, as crianças sentirão maior segurança.

8. Evite atrasos na hora da saída, isto pode assustar e trazer inseguranças.

9. Procure trazer as crianças andando (quando for possível), pois facilita a sua entrada no Colégio. Quando os pais trazem as crianças no colo torna-se mais difícil a separação da família no portão.

10. Incentive a criança a procurar ajuda da educadora quando necessitar algo, para que crie laços afetivos com ela.

Lembre-se de que o período de adaptação escolar é diferente de criança para criança, além de único e que deve ser avaliado individualmente. É importante evitar as faltas durante essa fase para que o processo não seja interrompido. Outra sugestão é permitir que a criança traga, nos primeiros dias, um objeto de uso pessoal como apoio e segurança.

A Equipe Pedagógica do Colégio Interarte planeja atividades diferenciadas para o período de adaptação para cada idade. As propostas pedagógicas e a rotina serão introduzidas gradativamente.

Dúvidas? Entre em contato!