Adaptação escolar: Descobrindo o novo.

Adaptação: palavra que nos faz percorrer e transitar por diferentes sentimentos e emoções. É um período que requer atenção e planejamento. É um processo de crescimento, de encontros, de expectativas e frustrações, que, sem dúvida, é preciso ser vivido para crescer, para integrar-se a um novo grupo, para iniciar um novo projeto, para conhecer o outro, para trocar, para pertencer a um grupo.

É o momento de ajustar o desejo de aprender, de se relacionar com jeitos novos, espaço novo… tudo muito novo!

O novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade. Especialmente na Educação Infantil, quando este processo é ainda mais intenso. Os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos.

A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, com os colegas e atividades, sentindo-se cada vez mais segura.

Não existe um tempo determinado para essa transição. Depende da criança, da família e de suas experiências anteriores relacionadas às separações.

Listamos abaixo algumas informações e posturas podem facilitar a chegada das crianças a esse novo universo.

• A vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e inseguranças.
  • Nos dois primeiros dias de aula os pais ou quem for levar a criança, podem (se sentirem necessidade) permanecer na Escola em local destinado pelas orientadoras. Procure deixá-la com tranquilidade, assegurando que você estará no Colégio e poderá ser encontrado (a) quando ela (e) precisar.
  • Incentive a criança a procurar ajuda do educador quando necessitar algo para que crie laço afetivo.
  • A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença constante nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrar a presença de suas mães.
  • Evitem despedidas prolongadas, que só aumentam a ansiedade das crianças (e dos próprios pais), além de dificultar o trabalho das professoras.
  • Não comentem diante da criança, as reações que ela estiver apresentando para não salientar estes comportamentos.
  • Procurem manter a rotina de casa neste período, as crianças sentirão maior segurança.
  • Evitem atrasos na hora da saída, isto pode assustar e trazer inseguranças.
  • Procurem trazer as crianças andando (quando for possível), pois facilita a sua entrada na Escola.
  • Quando os pais trazem as crianças no colo torna-se mais difícil a separação da família no portão.
  • O período de adaptação é diferente de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente. É importante evitar as faltas durante o período de adaptação para que o processo não seja interrompido.
  • Para ajudar na transição da casa para a escola a criança poderá trazer, nos primeiros dias, um objeto de uso pessoal como apoio e segurança.
  • A Equipe Pedagógica planejou atividades diferenciadas para o período de adaptação para cada idade, que serão enviadas no bilhete semanal. As propostas pedagógicas e a rotina serão introduzidas gradativamente.
  • Importante: Confiem no trabalho do Colégio e nos profissionais no sentido de acolher a criança e buscar o seu bem-estar, transmitindo confiança e segurança para o seu filho (a).

Estamos disponíveis para esclarecer as dúvidas e atender as famílias que sentirem necessidade.

Atenciosamente,

Equipe Pedagógica/2019