Artes no Ensino Fundamental

O mundo é uma grande exposição de símbolos e significados, códigos que vamos tentando decifrar a cada dia, como adultos.

A criança, ao deparar-se com este mundo, alimenta-se dela própria, descobrindo seus sentimentos, angústias e as cores da vida.

Um dos códigos presentes na vida de todos é o da Arte. A arte em seu geral e sua gama de áreas e linguagens.

O repertório sobre as artes é construído através de experiências práticas e teóricas, reflexões que levam a criança a entender, por exemplo, que o “belo” na arte, não necessariamente está relacionado a algo bonito, mas que possui um sentido depositado nas obras que vai além do que se pode olhar.

No Colégio InterArte, o compartilhamento de reflexões, de saberes sobre as artes acontecem em momentos que nem sempre a criança percebe. Numa fala, numa observação mais particular, no senso crítico que vai aguçando-se e, também, moldando-se à ideia de que a crítica se distancia do julgamento, que o olhar generoso, por mais crítico que seja é mais aberto à diversidade existente nas artes desde seus primeiros indícios.

O processo das aulas de arte segue um caminho que a criança trilha por si, porém, com todo o apoio do colégio e da turma.

Desde as primeiras reflexões sobre as formas e suas proporções, as cores e sua “magia científica”, o figurativo e o abstrato, a ação ao criar, o movimento corporal, os novos alfabetos que são desenvolvidos, até o momento em que se deparam com um olhar mais maduro, mas não menos encantador sobre o mundo, sobre si, nas técnicas descobertas, nas poéticas pessoais vistas em suas produções.

E assim, como um símbolo de um ritual de passagem, deixam sua marca, sua história documentada no espaço que ela ajudou a construir com a sua vontade de conhecer, fazendo com que aprendamos ao ensinar com elas, que nos ensinam ao aprender.

Profº Danillo Coelho

 

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