Como iniciar o processo de desfralde?

A infância é um período de constantes transformações e evoluções. Ainda pequenas, as crianças aprendem a fazer coisas que as acompanharão para o resto da vida, como andar, mastigar, falar, cantar e, também, ir ao banheiro. E, por mais que para os adultos seja um processo automático, o ato de fazer as necessidades no banheiro é diferente para as crianças pequenas e demanda paciência e atenção. E, por isso, o processo de desfralde é tão importante.

Antes de mais nada, é preciso compreender que essa é uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil e necessária para desenvolver a independência e autonomia da criança.

 

Quando começar o processo de desfralde? Como saber se está no momento certo?

É importante saber e observar individualmente cada criança, por exemplo:

  • A criança percebe que está molhada e indica para os adultos
  • Avisa que quer fazer ou “fez cocô” seja emitindo sons, apertando as pernas, puxando a fralda, entre outras maneiras
  • A rotina está organizada para facilitar o processo?
  • Os adultos que acompanham as crianças receberam as orientações para agirem com a mesma postura diante do escape? 
  • O tempo que o corpo de cada criança necessita para encher a bexiga e evacuar foi observado?

É importante lembrar que, no processo de desfralde, família e escola precisam compartilhar as mesmas intenções e cuidados, evitando iniciar esta etapa em momentos de crise ou adaptação, como nascimento de um irmão, adaptação em um novo grupo social, recuperação de doenças, entre outras situações.

Sendo assim, todas as pessoas que acompanham a rotina da criança, na escola e em casa, devem estar cientes da importância do desfralde e de como cada indivíduo reage a essa mudança.

A retirada de fraldas e o controle dos esfíncteres constitui um processo que integra aspectos biológicos, afetivos, emocionais e sociais, que, embora seja comum acontecer em determinada fase da vida, se dá de maneira diferente para cada um. 

É aproximadamente ao final do segundo ano de vida, por exemplo, que a criança passa a se interessar pelas suas eliminações, afinal, as fezes e a urina são produções dela e que possuem significado especial. Nesta fase, ela passa a experimentar com mais consciência as sensações provocadas pela contração e relaxamento dos esfíncteres. Por isso, faz-se necessário observar a reação dos adultos que acompanham o processo de desfralde, uma vez que a criança percebe como o social recebe o que ela produz. 

A criança lida com as suas eliminações com curiosidade e espontaneidade. A noção de sujo e limpo, puro ou impuro e de nojo a determinadas substâncias corporais é construída culturalmente, sendo que os grupos sociais podem reagir ao cheiro e aspecto de fezes e urina de forma diferente. 

Quando os adultos se mostram mais compreensivos e tolerantes com as necessidades das crianças, proporcionam sentimentos positivos como confiança, autoestima e segurança.

O processo de desfralde pode ser facilitado pela organização da rotina e do ambiente, pelos professores e familiares, por meio da observação e imitação pela criança de outras crianças que usam o vaso sanitário. 

É importante que essa etapa do desenvolvimento aproxime a criança da realidade que ela encontrará no momento de usar o banheiro em locais públicos. Quando a criança se sente mais segura em usar o penico, posteriormente haverá a necessidade de fazer a transição para o vaso sanitário.

É importante retirar totalmente a fralda, em todos os horários para haver uma coerência de atitudes, mas a fralda noturna pode ser mantida por mais algum tempo.

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Como envolver a criança no processo de desfralde?

  • Fale com a criança que ela não usará mais fralda, que será mais gostoso vestir apenas cuecas ou calcinhas;
  • Leve-a até o banheiro e mostre como retirar a fralda, segurando a fita colante com os dedos e puxando;
  • Lembre-se de que ela precisa olhar o que faz para aprender;
  • Coloque-a sentada no vaso e faça a sequência completa; 
  • Os meninos podem urinar em pé;
  • O adulto precisa se manter tranquilo e levar a sério esse trabalho. Isso fará diferença no resultado;
  • Deixe a criança agir normalmente;
  • Observe sinais que indiquem que a criança quer ir ao banheiro, ou, se já escapou na roupa. Controle o tempo entre um xixi e outro e os horários de evacuação;
  • Caso escape, não é necessário repreender, realize as etapas conversando e contando tudo o que está sendo feito;
  • Caso tenha sucesso, elogie, demonstre seu carinho;
  • Lembre-se que a criança está também aprendendo assim como você.

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O que é importante observar no processo de desfralde?

  • Qual o melhor horário para levarmos a criança ao banheiro;
  • Se a criança está preparada para o treino e permanece seca por aproximadamente 2 horas.;
  • Leve-a ao banheiro 10 minutos antes do horário observado;
  • Fique no banheiro por no máximo 5 minutos para não se dispersar;
  • Coloque-a sentada confortavelmente com os pés apoiados;
  • Caso não tenha um apoio de pés adequado, use banquinho infantil. Com os pés apoiados o abdômen fica mais relaxado facilitando a eliminação. É muito ruim eliminar o xixi e o cocô com os pés suspensos;
  • Procure deixar a criança sentada com o tronco ereto, evitando deitar sobre as pernas;
  • Faça a sequência completa;
  • Elogie-a por seu comportamento;
  • Ignore “incidentes” não a ridicularize, nem a envergonhe.

O que é normal no processo de desfralde?

Muitas vezes, quando levamos a criança ao banheiro não acontece nada e, logo após, quando retornamos à brincadeira, a criança faz o “xixi”. Isso ocorre porque a situação de eliminar a urina, sentar no vaso, inicialmente, é de tensão e ao voltar à brincadeira, há um relaxamento dos esfíncteres e eliminação da urina.

Nesses casos, o melhor caminho é:

  • Mostre à criança que você percebeu que ela está molhada e a leve novamente ao banheiro;
  • Troque-a cuidadosamente mostrando novamente o local adequado;
  • Atenda prontamente aos sinais da criança, levando-a ao banheiro ou mudando de roupa;
  • A criança deve sentir o contraste do molhado e seco;
  • Vista a criança com roupas simples para facilitar o manejo;
  • Mostre à criança como realizar cada passo do vestir, despir a roupa, meias e sapatos;
  • O banheiro deve ter portas fáceis de abrir e deve estar disponível a maior parte do tempo;
  • Não deve ser apresentado à criança como hora de brincar;
  • O barulho da descarga pode assustar a criança, quando ela estiver iniciando a aprendizagem, não dê a descarga logo após ela ocupar o vaso.

O processo de desfralde pode ser rápido ou demorar algumas semanas para ser concluído. O importante é lembrar que a rotina estabelecida deve incluir os estágios anteriores e também a antecipação de ações e a transferência de responsabilidade. Sendo assim, os adultos precisam estar atentos às etapas já concluídas pela criança e esperar os sinais de que ela está se dirigindo ao banheiro sozinha. 

É preciso deixar que a criança exerça sua autonomia e semi-independência, ficando por perto enquanto ela realiza os passos da tarefa, mas sem interferir ou fazer por ela o que ela já é capaz de fazer sozinha.

Por fim, combine com a equipe pedagógica o início do processo e confie: nos profissionais, na criança e na família. O processo de desfralde pode ser bem simples se todos estiverem alinhados.