Notícias

Educar pela Arte

Produção Artística

Vivemos em um mundo de imagens, com muitas informações que percebemos pela visão, e conhecê-las pode nos ajudar a compreender melhor o mundo à nossa volta. As propostas em Artes Visuais são de extrema importância em todas as idades da escolarização. Através delas, estimulamos a criatividade, a exploração de materiais e os movimentos diferentes que propiciam, abrimos espaço para a expressão de sensações, aprendizagens e sentimentos que as crianças da Educação Infantil ainda não conseguem verbalizar.

Estimular a produção artísticas desde o mini-grupo.
Desde muito cedo, o mundo é um campo investigativo para as crianças. Todo objeto é explorado. Mole, duro, grande, pequeno, sonoro, áspero, liso entre outras qualidades. A construção do conhecimento se inicia pelas investigações e passa pelos órgãos dos sentidos, despertando nas crianças a identificação de percepções e de sensações diferentes que são expressas também pelo corpo e pelas expressões fisionômicas. Visando atender esta característica, colocamos as crianças em situações variadas de Artes que propiciam a exploração de materiais, de misturas e de substâncias.

O Papel do Professor - Os pequenos devem experimentar e se “sujar”, pois desta maneira vão desenvolvendo o domínio dessa nova linguagem. Por isso é importante propor atividades que estimulem a criação individual e coletiva. Desenhar ou pintar sobre uma parede, além de ser muito divertido, desperta a atenção para o respeito pelo espaço e pelo trabalho do outro. Quanto talento!