Nossos Cursos

Ensino Fundamental

 

A pluralidade de linguagens, a formação de diferentes sujeitos e a exploração da diversidade cultural marcam a passagem da criança pelo Ensino Fundamental. A Escola passa a ter uma nova dimensão, o aluno começa a ter maior consciência de suas potencialidades, os desafios aumentam e os estudos exigem maior concentração e dedicação.

Para acolher esse aluno que chega ao Ensino Fundamental possuímos uma equipe de profissionais  qualificados, que respeitam as características de cada  faixa etária e se preocupam com o indivíduo em seu aspecto intelectual, emocional, social e motor.

O Colégio InterArte possui uma proposta pedagógica que compreende a educação como uma construção constante, pela qual o aluno é motivado a participar de seu processo de aprendizagem e a interagir no grupo  de forma responsável, assumindo uma atitude de comprometimento com seu desenvolvimento pessoal.

Nossa prática  educacional é traduzida  numa proposta educativa inspirada nos quatro pilares da educação contemporânea: aprender a ser, a  fazer, a viver juntos e a conhecer.

Queremos formar cidadãos autônomos, críticos, reflexivos e conscientes de seus direitos e deveres. Com esse objetivo buscamos envolver nossos alunos em propostas e projetos que estimulem o desenvolvimento da aprendizagem de forma prazerosa, por meio de vivências e experiências, do trabalho em grupo e de desafios que os conduzam a reflexão, transformando o conflito em aprendizado. Instrumentalizamos o aluno para que ele adquira condições de fazer uso da aprendizagem, não só no contexto escolar, mas também na vida social.

Em um trabalho lúdico no qual implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem, nossas crianças exploram uma grande diversidade  de jogos e materiais, que podem ser vistos como uma base sobre a qual se desenvolve o espírito construtivo, estimulando  a imaginação, ampliando a capacidade de sistematizar e abstrair conteúdos além de desenvolver a capacidade de interagir socialmente.

Diante desta prática pedagógica nossa avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo do Colégio que é o desenvolvimento do educando, fazendo-o avançar cada vez mais. É uma avaliação diagnóstica, que permite ao educador rever sua prática e replanejar e, ao aluno, mostrar seus avanços e dificuldades.


Ana Lúcia Castilho de Oliveira
Diretora do Ensino Fundamental