Leitura: Como incentivar o hábito desde a Educação Infantil.

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A leitura é muito importante em qualquer idade. Na infância, ela tem um papel fundamental para o desenvolvimento e o adulto tem um papel fundamental neste processo.

Ao ouvir uma história, enquanto lê por meio de imagens ou quando tenta associar letras e palavras, a criança estabelece um vínculo de afetividade com quem lhe proporciona este momento. Quando uma criança toma emprestada a voz da mãe, da professora, da amiga mais velha, do adulto, e lê o texto com a voz emprestada, ela está lendo com os seus ouvidos. A leitura não é apenas um ato individual, solitário de leitores com o texto, mas cria e intensifica vínculos, carregados de afetividade. As pessoas podem ler com os olhos, podem ler com as mãos e, por fim, podem ler com os ouvidos.

A relação que a leitura na infância estabelece com a criança e o adulto é parte de um processo significativo e gradativo para que este pequeno tome gosto pelas futuras leituras. As atividades de leitura não precisam estar vinculadas a um único gênero textual, como os livros de literatura infantil. É de extrema importância envolver outros gêneros textuais nas práticas de leituras na educação infantil, incentivando o desenvolvimento do comportamento leitor.

Os adultos podem ler com e para as crianças diversos objetos do nosso cotidiano como: bilhetes enviados para casa, enunciados das atividades, receitas, convites, outdoors, placas, letras de música, poesias, gibis, encartes de propagandas, anúncios, notícias de jornal entre outros.

Uma dica para incentivar ainda mais o comportamento leitor das crianças é que elas tenham sua caixa de livros em casa, complementando assim o que é feito na escola.

Boas leituras!

Denise Spadini Santilli

Diretora da Educação Infantil