Meu filho ficou doente depois que entrou na escola. E agora?

O calendário escolar brasileiro tem duas férias. Isto quer dizer que não importa quando as aulas voltem, no começo ou meio do ano, os alunos estão suscetíveis às mudanças climáticas. O início do ano letivo é marcado pelo verão, quando doenças como otites e alergias são muito comuns. Já o intervalo de julho é marcado pelo inverno e a queda brusca na temperatura.

Por isso, é comum que os pequenos apareçam doentes justamente quando estão voltando para a escola. Mas, fique calmo! As alergias e resfriados são comuns e podem ser evitadas com simples atitudes em casa, na escola e nas atividades de lazer aos fins de semana.

Por exemplo, aqui no Colégio InterArte, tomamos todos os cuidados para que ambientes e objetos utilizados por seus filhos sejam higienizados corretamente.

É importante que mamadeiras, chupetas e copos também sejam sempre esterilizados. Inclusive, nós demos algumas dicas, aqui: http://escolaartedecrescer.com.br/mamadeiras-e-copos-plasticos-como-cuidar-dos-objetos-das-criancas/

Vamos a mais algumas dicas fundamentais para proteger a saúde se seu filho!

– Tenha sempre à disposição lenços higiênicos ou álcool em gel. É importante estimular que os pequenos sempre lavem e higienizem as mãozinhas antes de comer e depois de atividades ao ar livre;

– Quando estiver em shoppings, buffets e parques, redobre este cuidado! Muitas crianças acabam dividindo o mesmo espaço e, mesmo sem apresentar sintomas, podem estar incubando algum vírus que se manifestará em alguns dias;

– Ao primeiro sinal de febre ou resfriado, afaste a criança da escola. Isto evita que outras crianças sejam expostas ao que pode estar afetando seu filho;

– Mantenha as vacinas em dia! Muitas doenças podem ser evitadas com a vacinação;

– Deixe a criança brincar com a natureza! Este contato é importante para que os pequenos criem anticorpos e fiquem mais resistentes a doenças.