O que a BNCC prevê para a transição da Educação Infantil para o 1º Ano do Ensino Fundamental

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental requer atenção, seja da Instituição de Ensino, como dos pais e familiares. Para que haja equilíbrio nas mudanças que passam a ser introduzidas na vida do aluno, é necessário garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizagem.

>>> Leia também: A importância de matricular crianças pequenas na Educação Infantil

A passagem do aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um marco na vida da criança. Ela passa a ter mais autonomia em determinadas questões do seu dia a dia, o que pode gerar inseguranças em algum momento. Por isso, é necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação. Desta forma, alunos, professores e até mesmo a família, passam a ter mais confiança no processo e a segurança de que tudo seguirá o fluxo natural, sem dificuldades.

Vale lembrar, também, que a nova etapa, ou seja, o início do Ensino Fundamental, é construída com base nas habilidades e capacidades já adquiridas pela criança. Ou seja, há um repertório que servirá de base para que ela atinja suas próximas conquistas e avance ainda mais no seu aprendizado.

É normal que pais, mães e familiares se sintam inseguros com as mudanças. Porém, não há o que temer. Pelo contrário, com o apoio dos profissionais e confiança na escola, é possível fazer essa transição de maneira tranquila e natural. Lembrando que, nesse processo, não há rupturas ou quebras, trata-se de uma continuidade.

A criança da Educação Infantil que passa para o 1º Ano do Ensino Fundamental, no Colégio InterArte, conquista, a cada dia, novos saberes. Outro fator importante é que não são só as habilidades referentes ao aprendizado que são levadas em conta e encorajadas, as relações interpessoais estáveis e saudáveis são, também, uma prioridade em nossas diretrizes.

Durante a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a linha pedagógica se mantém, de forma que todos os temas são apresentados nas seguintes etapas: vivências, experiências com materiais concretos e registros.

Para qualquer criança pequena, o ingresso no Ensino Fundamental é uma transição que está ligada a uma marca, um ritual. Ou seja, é um momento atrelado ao crescimento pessoal, um novo modo de participar da sociedade, de ter acesso a novos tipos de conhecimento, de participar de uma estrutura educacional diferenciada.

Quer saber mais sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental? Entre em contato e converse com nossa equipe!

Matrículas abertas para Educação Infantil e Ensino Fundamental em São Paulo