O que faz uma criança na Educação Infantil?

A criança na Educação Infantil brinca, certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com outras crianças e adultos que não são seus familiares.

Até os seis anos a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.

Uma escola de Educação Infantil precisa ser mais que um lugar agradável onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com profissionais preparados para promover este processo intenso e o cotidiano de descobertas e de crescimento. A Educação Infantil é uma etapa importante para a constituição do indivíduo. É uma fase que influencia e potencializa o desenvolvimento da  capacidade humana.

Por isso, a Educação Infantil do Colégio InterArte estruturou um projeto pedagógico  diferenciado que se inicia pelas atividades corporais, experiências concretas, seguidas de registros gráficos, sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar e um ambiente extremamente afetivo.

O Colégio InterArte, na Zona Sul de São Paulo, oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagens planejadas para desenvolver as cem linguagens, as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo. A ênfase da aprendizagem está no processo de construção de conhecimento.

Para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e iniciar a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, o Colégio InterArte propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados à cada faixa etária.

A integração dos pais com o projeto educativo é muito importante para que o mesmo seja concretizado. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, questionar e refletir.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.

Neste processo ganha a criança, a família e a escola.

Denise Spadini Santilli

Diretora da Educação Infantil