Período integral no Ensino Fundamental: Como é passar o dia inteiro na escola?

Com a rotina cada vez mais corrida dos pais, muitas crianças acabam ficando na escola em período integral. Esse tempo dentro do Colégio é uma oportunidade única de crescimento, de desenvolvimento intelectual e social, são horas investidas em atividades extraclasse, em diferentes interesses.

Algumas vantagens para as crianças que vivenciam o contra turno em ambiente escolar são:

– Em período integral, a criança tem orientação pedagógica especializada. Isto é, ele aprende a organizar sua rotina e fica distante de distrações e ruídos que podem dispersá-lo durante o dia. Deste modo, é mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina;

– O hábito de estudar é desenvolvido de forma mais natural e melhor, já que a presença diária de um pedagogo pode auxiliar na melhora da concentração e assimilação do conteúdo;

– Acompanhado de profissionais capacitados, o aluno aprende a distribuir melhor os momentos de estudo e lazer;

– Como a criança aproveita adequadamente a hora das obrigações e os períodos de relaxamento, ao chegar em casa, ela pode desfrutar totalmente da companhia dos pais, uma vez que as tarefas já estão concluídas.

– No período integral há um tempo determinado para tudo. Desde assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, realizar atividades culturais, artísticas e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos gradativamente vão se tornando mais autônomos;

– Observa-se também uma substancial melhora no desempenho escolar dos alunos durante as aulas regulamentares já que muitos passam a procurar sozinhos por respostas a questões inerentes às disciplinas;

– A diversidade permite, também, que os estudantes ampliem seu universo de referências desde a infância, com opções de atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades e talentos;

Em resumo, o período integral é não só uma solução para pais e mães que trabalham fora, como também representa um ambiente seguro, saudável e confortável para as crianças.

No Colégio InterArte, o período integral oferece alguns diferenciais como: prática de esportes e orientação nutricional.

A prática de esportes

O período integral no Colégio InterArte coloca à disposição dos alunos prática de esportes.

É sabido que as atividades físicas, praticadas desde a infância são importantes tanto para a saúde de modo geral, como também contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários valores.

Com o esporte, as crianças aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.

Além de todos esses benefícios, a criança também ganha em consciência do próprio corpo: a necessidade do cuidado, a compreensão dos pontos fortes e fracos e sua capacidade de superar limites.

Orientação nutricional

O Colégio InterArte oferece alimentação elaborada por um nutricionista, que prepara cardápios balanceados, com tudo o que os alunos precisam para crescerem fortes e saudáveis.

Os alunos do período integral podem fazer as refeições diárias na Escola. Elas são espaçadas durante o dia, o que não só ajuda a organizar a rotina dos alunos, indicando a hora certa de se alimentarem, como ainda faz com que eles experimentem novos alimentos.

A comida normalmente é servida em ambientes tranquilos, a criança aprende desde cedo a comer sozinha e a não se dispersar com outras atividades, já que o momento do lanche é coletivo.

Ana Lúcia C. de Oliveira – Diretora Ensino Fundamental

Rosana Arvani Letieri –  Coordenadora do Integral Ensino Fundamental