Projeto de leitura e escrita – 1º ano Coala e 1º ano Golfinho

O projeto do 1º ano foi desenvolvido, ao longo do ano, tendo como principal  objetivo despertar nas crianças o interesse pelo mundo literário e  o apreço por ouvir, ler e escrever diversos gêneros textuais tais como: contos, textos narrativos, adivinhas, bilhetes, convites, receitas, poemas e poesias.

Todos estes gêneros textuais foram apresentados e aplicados em diversas situações que permitiram às crianças vivenciarem e compreenderem a importância de cada um.

Os contos e textos narrativos foram ricamente explorados permitindo que eles percebessem que as histórias precisam ter princípio, meio e fim.

Desde o início, esperávamos inspirá-los e  motivá-los a escrever um livro estimulando sua imaginação e criatividade.

Iniciamos o processo de escrita do livro a partir da criação e exploração das características de um personagem criado por cada aluno. A partir daí,  eles foram estimulados a pensar sobre o que falariam de seus personagens. Cada um fez uma breve apresentação oral para em seguida começar a escrita de um rascunho contando sua história.  A cada retomada, eles precisavam reler o que já haviam escrito e dar continuidade. Este processo permitiu que eles próprios identificassem e corrigissem sozinhos muitos erros da escrita do dia anterior. Ao final do rascunho, os livros foram revisados pela professora e passados a limpo em duas versões, uma para o livro individual e uma para o livro de contos que reúne todas as histórias do grupo. Um boneco do personagem principal de cada história também foi criado. O engajamento no dia a dia e o orgulho pelo resultado ficaram evidentes desde o início.

Estamos felizes de perceber que conseguimos plantar nessas crianças a semente do interesse pelo mundo literário tal qual nos propusemos a fazer desde o início.

É com muita alegria que apresentamos a todos as criações dos alunos do 1º ano Coala e do 1º ano Golfinho.