Proposta Educacional – Colégio InterArte

O Colégio InterArte tem como filosofia e compromisso desenvolver uma educação embasada na capacidade de formar cidadãos autônomos capazes de enfrentar os desafios do mundo, reconhecendo-se como sujeitos históricos que exercem um papel ativo na sociedade.

A Educação para a construção da cidadania vai além da sistematização de conteúdos acadêmicos. Requer o desenvolvimento da competência para participar ativamente de uma sociedade democrática, tendo a apropriação crítica dos conhecimentos científicos.

A Educação deve levar os indivíduos não somente a se encontrarem profissionalmente, mas sobretudo a dar-lhes o sentido do respeito do outro, o sentido da abertura e da tolerância, fazendo com que possam participar plenamente da busca pelo saber.

A prática educacional é traduzida numa proposta educativa inspirada nos quatro pilares para uma educação contemporânea e  inovadora:

• Aprender a conhecer: ter acesso a uma cultura ampla e geral na elaboração de programas escolares.
  • Aprender a fazer: desenvolver competências e habilidades para enfrentar situações adversas, experiências sociais e trabalhos coletivos.
  • Aprender a viver juntos: compreender o outro e a si mesmo respeitando os valores plurais (heterogeneidade e diversidade) e pacíficos.
  • Aprender a ser: desenvolver-se como pessoa, desenvolver as capacidades individuais com autonomia e responsabilidade e ética em cooperação com os recursos naturais e culturais.

A ação pedagógica é sócio-construtivista, tornando a aprendizagem significativa, motivadora, instigadora , integradora e inclusiva. Privilegiamos o ensino enquanto construção do conhecimento, desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e a sua inserção no ambiente social, criando um ambiente favorável ao aprendizado contínuo e transformador de forma que sejam beneficiadas as gerações do presente e do futuro