Psicomotricidade – O programa exclusivo do Colégio InterArte

O Colégio InterArte oferece aos seus alunos da Educação Infantil um programa exclusivo de estimulação psicomotora.

Nós conversamos com a nossa diretora, Denise Spadini, que explicou um pouco mais sobre a prática e sua importância.

Como a psicomotricidade pode dar suporte para o desenvolvimento infantil e para o desempenho escolar?

A psicomotricidade tem como objetivo enriquecer e complementar a formação educacional da criança. As atividades envolvem três dimensões indissociáveis: motora, cognitiva e emocional. Além de desenvolver autonomia corporal e aprendizado cognitivo, o estimulo psicomotor promove relações interpessoais, respeitando e compartilhando experiências em grupo.

Esta também é a fase de experimentação dos limites e potenciais do corpo e tais experiências vão sendo formadoras da base da estrutura psíquica.
As crianças, hoje, brincam e se exercitam muito pouco. Elas têm um acervo tecnológico que impede esses movimentos e isso traz as consequências para os relacionamentos. A gente tem, hoje, um número maior de crianças opositoras, crianças que se isolam, que não aceitam regras, não sabem lidar com as frustrações. Atualmente, a nossa sociedade virtual traz muitos benefícios, em termos de tempo e rapidez e informação, mas compromete bastante o desenvolvimento interpessoal dessa pessoa.

O estímulo à movimentação do corpo reflete no processo de aprendizagem?

A constituição psíquica ocorre a partir das experiências vividas no corpo, quanto mais novo, há mais neuroplasticidade cerebral, ou seja, mais capacidade de assimilar, se adaptar e se moldar diante das intervenções no ambiente.

Com a prática, o aluno desenvolve a consciência, estruturação espacial e orientação temporal. Na educação infantil, ela vai ter uma melhora na sua comunicação, na linguagem, a lidar com as frustrações, organizar suas ações, etc.

Em termos de aprimoramento de coordenação visomotora, por exemplo, exercícios que estimulam a coordenação entre visão e mãos ou visão e pés são importantes para quando o aluno estiver em sala de aula e precisar se organizar para passar o que está na lousa para o papel. Esse estímulo colabora na organização do seu pensamento e suas ações.

O que a prática psicomotora engloba? Quais atividades realizadas?

A proposta é usar a criatividade e estabelecer experiências por meio de estímulos, de atividades lúdicas que fazem parte do universo infantil.
São atividades lúdicas, é um brincar planejado e supervisionado, com uma intervenção. A criança pequena não sabe brincar, ela sabe explorar. Ela precisa de alguém que ensine como brinca, por exemplo, como pular dentro de bambolês, como rastejar dentro de túneis, etc. Todos esses movimentos precisam ser ensinados.

Ensinar o brincar, seguir um modelo, seguir instruções, ter uma sequência de ações coordenadas, pular com dois pés dentro de um bambolê e se equilibrar em cima de uma linha, ou uma prancha, isso é uma sequência de atividades que vai dar uma sustentação de memória para a criança e vai ajudá-la também a manter essa organização. A ação fica muito organizada e o resultado é um pensamento bem organizado a longo prazo também.

Os movimentos do estímulo psicomotor começam dos mais amplos e vão sendo refinados que vai trazer uma segurança, o traçado fica mais seguro. O resultado deste estímulo é principalmente percebido a longo prazo, mas de imediato, já percebemos uma melhora nas relações.