As vantagens do período integral para a Educação Infantil

O período integral é uma oportunidade de crescimento para a criança. Essa modalidade reorganiza espaço e conteúdo, reestruturando a rotina.

período integral é um tempo dedicado às atividades extraclasse, que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertar seu interesse para diferentes áreas. Com isso, os alunos acabam desenvolvendo mais envolvimento e atenção diante das atividades que cursam no horário regular.

Conheça as vantagens para a criança que vivencia o contra turno em ambiente escolar:

No dia a dia, o grande volume de distrações e ruídos dispersa o estudante e o desconcentra de suas atividades. Na escola em período integral, o aluno recebe orientação pedagógica especializada para organizar sua rotina. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina.

Outra vantagem para o aluno é que, com a presença diária de um pedagogo na escola, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, aprendendo técnicas para melhorar a concentração e assimilar o conteúdo das matérias escolares. Ao fazer as tarefas com instruções de profissionais capacitados, a criança aprende a distribuir melhor momentos de estudo e lazer.

Dessa forma, a criança aproveita adequadamente tanto a hora das obrigações como os períodos de relaxamento. Outro benefício é que, ao chegar em casa, o aluno poderá desfrutar totalmente da companhia dos pais, uma vez que as tarefas estarão todas concluídas.

Existe um tempo determinado para tudo no período integral: assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, realizar atividades culturais,  artísticas e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos gradativamente vão se tornando mais autônomos.

Nos estudos, muitos passam a procurar sozinhos por respostas a questões inerentes às disciplinas. Quando se deparam com alguma dúvida, os alunos sabem que podem contar com profissionais especializados, o que os incentiva ainda mais.

Com essa prática, observa-se um substancial melhora no desempenho das crianças nas aulas regulamentares. A rotina bem organizada faz com que o estudante se localize no tempo, assimile bem o que está acontecendo e o que deve ser feito em cada momento.

A diversidade permite aos estudantes ampliarem seu universo desde a infância, com as várias opções de atividades, os ajudando a desenvolver melhor suas habilidades e talentos. Os pedagogos e psicólogos presentes na escola não só conseguem identificar as aptidões e os gostos das crianças como as incentivam a praticar aquilo pelo que têm maior empatia.

Pais e mães que precisam trabalhar fora o dia todo para suprir as necessidades básicas da família encontram na escola integral uma solução. É um ambiente seguro, saudável e confortável que também resolve o problema logístico para proporcionar atividades extracurriculares para o filho ao longo do dia.

A prática de esportes

O período integral na escola coloca à disposição dos alunos  prática de esportes, bastando apenas optar por uma (ou mais) com que o aluno se identifique.

A prática de atividades físicas desde a infância é importante não só para a saúde. Ela contribui para a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social. Outra vantagem é que as modalidades esportivas também ajudam no desenvolvimento e na aprendizagem de vários valores.

Com o esporte, as crianças aprendem a viver melhor em sociedade, atender a normas de conduta em grupo, controlar impulsos e ansiedades, fazer amizades, melhorar a coordenação motora, ser responsável e perseverante, seguir regras de forma disciplinada, cooperar e superar a timidez.

Além de todos esses benefícios, a criança também ganha em consciência do próprio corpo: a necessidade do cuidado, a compreensão dos pontos fortes e fracos e sua capacidade de superar limites.

Orientação nutricional

Aqui, no Colégio InterArte, oferecemos uma alimentação elaborada por um nutricionista, que prepara cardápios balanceados, com tudo o que os alunos precisam para crescerem fortes e saudáveis.

Na escola integral, as crianças podem fazer as refeições diárias. Elas são espaçadas durante o dia, o que não só ajuda a organizar a rotina dos alunos, indicando a hora certa de se alimentarem, como ainda faz com que eles experimentem novos alimentos.

A comida normalmente é servida em ambientes tranquilos, a criança aprende desde cedo a comer sozinha e a não se dispersar com outras atividades, já que o momento do lanche é coletivo.

A segurança dos alunos

Matricular os filhos em período integral na escola é garantia de segurança. Nesse cenário, os pais conseguem ter a tranquilidade de saber que as crianças passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com muitas atividades e estímulos pedagógicos, sempre acompanhadas por profissionais especializados.

Além de todos os benefícios acima, o período integral na escola ainda garante comodidade tanto às crianças como aos pais, deixando-os tranquilos e conscientes de estarem oferecendo a melhor educação aos filhos.