Carnaval 2023 – Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, trabalhamos o Carnaval como uma manifestação fundamental na identidade cultural brasileira.

Os artistas que fizeram do carnaval, em algum momento, temas de suas obras, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, demonstram em seus olhares algumas características de como a festa é realizada em suas comunidades.

Artistas brasileiros como Heitor dos Prazeres, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, por exemplo, sugerem em suas obras o efeito satírico que há no clima que permeia o carnaval, representando o povo que habita as favelas e os subúrbios, colocando esse grupo social, simbolicamente, no centro de suas criações, como um forte retrato de como a nossa festa é comemorada.

Nas aulas de Música, trabalhamos a evolução do entrudo para as marchinhas, com destaque na obra de Chiquinha Gonzaga. As marchinhas trabalhadas foram: Ô Abre Alas, Mamãe eu quero, Taí, Jardineira, Me dá um dinheiro aí.

Conhecemos e experimentamos tocar os instrumentos ligados ao samba, como tambor (surdo), reco-reco, ganzá, e agogô.

Com os 4ºs e 5ºs anos, também trabalhamos com a história do surgimento das escolas de samba, apresentamos vídeos mostrando a bateria e os instrumentos usados. Os alunos exploraram e tocaram esses instrumentos acompanhando os seguintes sambas-enredos: É hoje (tema da União da Ilha – 1982) e Como era verde o meu Xingu (tema da Mocidade Independente de Padre Miguel – 1983).

As crianças confeccionaram  máscaras, partindo do estudo sobre a evolução das mesmas.  Montaram bloquinhos e desfilaram para compartilhar suas obras.

Confira as fotos!