Comunicado Volta às Aulas – Educação Infantil

São Paulo, 23 de janeiro de 2019.

Prezadas famílias,

“Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar…”

O início do ano é assim: saudades do que nos foi “tirado” e muitas expectativas em relação ao que nos será dado.
Em parceria com as famílias, vamos construir um ano de comprometimento, responsabilidade de muitos saberes e afetos nos relacionamentos.
Desejamos que as famílias, alunos e toda a equipe pedagógica se apaixonem pelo ano letivo de 2019 para que ele realmente faça parte de nossas vidas.

Sejam bem-vindos ao Colégio InterArte!

Segue o cronograma das atividades de janeiro e fevereiro e alguns avisos relacionados à organização da volta às aulas:

Avisos:
Reunião de apresentação de pais e professores: Os objetivos deste encontro são a apresentação dos pais e das professoras, o conhecimento do novo espaço e da nova rotina. Neste contato conversaremos sobre os sentimentos e a organização do período de adaptação diante das mudanças. Aos pais que não puderem comparecer, proporcionaremos momentos para o conhecimento da professora e da sala de aula. Contudo, pedimos que aguardem as nossas orientações.

Aulas com especialistas na Educação Infantil durante o período pedagógico

• Aulas de Estimulação Psicomotora: do Mini-grupo ao Jardim II
As aulas de estimulação psicomotora (E.P) são às sextas-feiras. As atividades de estimulação psicomotora visam enriquecer e complementar a formação educacional da criança. A proposta é mover-se, usar a criatividade e estabelecer experiências através de estímulos, de atividades lúdicas que fazem parte do universo infantil. Além de desenvolver autonomia corporal e o aprendizado cognitivo, o EP promove relações interpessoais, respeitando e compartilhando experiências em grupo. Com a prática, o aluno desenvolve a consciência, estruturação espacial e orientação temporal.

Por que realizar esta atividade com crianças pequenas?
Quanto mais novo, há mais neuroplasticidade cerebral, ou seja, mais capacidade de assimilar, se adaptar, se moldar diante das intervenções no ambiente.

As crianças estão na fase de experimentação dos limites e potenciais do corpo. Tais experiências vão sendo formadoras da base da estrutura psíquica e da formação consciente do corpo e da mente.

• Aulas de musicalização infantil: do Mini-grupo ao Jardim II
Durante o período da Educação Infantil, a criança é mais receptiva à vivência musical, podendo-se obter excelentes resultados com a aplicação sistemática de práticas musicais, pertinentes a essa fase do desenvolvimento infantil.
Tudo o que a criança sente e vive é importante para ela. Essa vivência facilitará a compreensão das estruturas musicais que poderá vir depois.

A musicalização objetiva as práticas musicais e não o estudo de um instrumento.
As aulas de música são às quartas-feiras.

• Aulas de Inglês: do Infantil ao Jardim II
Expor crianças a partir de três anos a outro idioma na escola e/ou fora dela significa promover uma constituição de sujeito sócio-histórico e inserir a criança na vida social contemporânea.

Cada vez mais as crianças de educação infantil entram em contato com os veículos de comunicação por meio de diferentes linguagens: internet, letreiros, instruções de jogos, serviços como drive thru, personagens infantis, brinquedos e outros.

O ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira passa a ter muito mais significado para a criança na medida em que esse espaço torna-se o espaço do brincar.

Criar atividades em língua estrangeira por meio de brinquedos, brincadeiras e jogos, que compõem o universo da criança é, portanto, um modo de aproximar o mundo real da língua nativa ao criado nas aulas e colaborar para a relação entre língua materna e segunda língua.

As aulas de Inglês são de terças e quintas-feiras.

 

Material escolar

Os materiais individuais deverão ser enviados gradualmente durante os primeiros dias de aula. As famílias receberão a divisão de envio de materiais por e-mail, de acordo com as orientações das professoras.

Esta medida visa a participação dos alunos neste processo que envolve os seguintes aspectos: conferência, construção de regras para o cuidado e preservação dos materiais, procedimentos atitudinais de utilização adequada dos itens e decoração dos locais onde os mesmos serão armazenados.

Os alunos inscritos no integral deverão enviar todos os itens destinados ao período recreativo em uma sacola separada no dia até o dia 01/02.

Material obrigatório:
Os alunos receberão a lista de material obrigatório composta por itens de uso coletivo, tais como: papéis, agenda escolar, cópias, apostilas para os alunos de Jardim II entre outros que serão adquiridos pelo Colégio, com o objetivo de atender aos projetos desenvolvidos nos cursos. O valor da lista de material será inserido nos boletos das mensalidades de março e abril.

As famílias contrárias à cobrança deste material no boleto da mensalidade devem entrar em contato com o departamento financeiro para organizarem outra forma de pagamento.

Horários de entrada e saída de alunos de meio período:
Período da manhã: 8h10 às 12h30 – Abriremos o portão às 8h.
Período da tarde: 13h10 às 17h30 – Abriremos o portão às 13h

Estacionamento
Durante a entrada e a saída, as vagas na frente da escola são destinadas para o embarque e desembarque de alunos. Pedimos a todos que sejam breves. Caso a família necessite resolver assuntos pessoais dentro do Colégio, é importante estacionar o veículo em outra vaga.

Uniforme
O uso do uniforme é obrigatório. Não permitiremos o uso de camisetas, blusões de frio, calças e bermudas sem o nome do Colégio. Reiteramos que o tênis é o calçado mais seguro e adequado para os alunos.

Reforma e manutenção do Colégio
Desde a fundação, aproveitamos as férias escolares para execução de obras e manutenção dos prédios.

Na sede do ensino Fundamental ampliamos a quadra e criamos um novo espaço para encontro das crianças durante o lanche ou para atividades ao ar livre.

Na Educação Infantil retocamos a pintura das casas, criamos painéis de azulejos nos parques para atividades de Artes e reformamos a sala multimeios da Unidade I.

 

 

Feliz Novo Ano letivo!
Atenciosamente,
Equipe Pedagógica/2019