A volta às aulas e a importância do planejamento escolar

A volta às aulas é um momento muito importante para os alunos, mas também para todo o corpo pedagógico. Por isso, antes de abrir as portas para receber as crianças, todo o corpo de educadores se reúne com a equipe de orientação e direção para a semana de planejamento escolar.

No Colégio InterArte, o retorno das aulas começa antes de abrirmos as portas para o novo ano letivo. Isso porque as atividades começam quando o corpo docente se encontra para discutir os princípios e concepções sobre a proposta de educação inovadora que devem compor o planejamento do ano, em busca da qualidade de ensino que só quem tem mais de duas décadas de experiência pode proporcionar.

Vale ressaltar que o planejamento escolar não é apenas uma tarefa burocrática para o cumprimento de programas curriculares. Sua formatação possui etapas a serem cumpridas, de maneira flexível para atender as necessidades individuais e coletivas para gerar conhecimentos, habilidades e competências significativas nas diferentes faixas etárias atendidas pelo Colégio (1 a 11 anos).

>>> Leia também: Dez dicas para a adaptação escolar

Como é feito o planejamento escolar do Colégio InterArte

A primeira ação da equipe de gestão do Colégio InterArte é acolher os professores, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como pessoas humanas, de maneira afetiva e carinhosa, para promover a integração de novos profissionais.

Uma vez que a integração é concluída, entra em cena a organização das ações pedagógicas, ou seja, todos os profissionais passam a ter contato com a proposta educacional do Colégio InterArte, sustentada pela nossa visão e missão, elaborando atividades e cronogramas.

Lembrando que o planejamento é o que vai sustentar o conteúdo a ser passado para os alunos durante o ano, assim como as atividades práticas, a abordagem das disciplinas, etc. Por isso, é imprescindível que ele reflita a cultura da instituição. Aqui, no InterArte, nosso propósito é gerar significados, comportamentos positivos, valores, aprendizagens, cidadania, emancipação, autonomia e sustentabilidade.

É importante, também, salientar, que para organizar e transformar o trabalho pedagógico, o planejamento escolar é essencial porque oferecer a oportunidade de repensar, analisar e reorganizar.

“O planejamento de uma educação inovadora deve levar os indivíduos a se encontrarem, dar-lhes sentido do respeito ao outro, da abertura, da diversidade, da tolerância, paciência, do amor, para que possam participar plenamente da aventura que é buscar o saber”- Edgar Morin.

Entre em contato e conheça nossa proposta educacional!