Projeto de Leitura – 1º ano

A prática da leitura vem carregada de habilidades que precisam ser desenvolvidas e despertar esse interesse é um grande desafio. A leitura traz possibilidades de construção artística e literária, agrega repertório, criatividade, além de proporcionar o contato com diferentes portadores de textos, gêneros textuais, autores atuais e outros que fizeram parte de nossa história.

Proporcionar momentos de leitura desenvolve, gradativamente, o hábito de ler, levando o indivíduo a considerar o hábito, também, como possibilidade de atividade de lazer, que desperta o prazer em conhecer novos mundos, personagens e realidades.

>>> Leia também: A importância da Arte no Ensino Fundamental

Aqui, no Colégio InterArte, o espaço escolar faz parte das estratégias para incentivar este hábito. Promovendo, constantemente, momentos de interação entre os alunos, como rodas de conversa, momentos de leitura dos livros escolhidos para o bimestre em diferentes ambientes do Colégio e visitas à biblioteca.

Nossos alunos são incentivados a buscar diferentes autores e linguagens, a compartilhar histórias e culturas, construir novas ideias e com isso ampliar seu repertório.

“…O segredo maior da literatura é justamente o envolvimento único que

ela nos proporciona em um mundo feito de palavras…”

(Cosson, 2027, p.28-30)

O projeto de leitura do 1º ano do Ensino Fundamental trouxe aos nossos pequenos leitores, neste último bimestre, a exploração do livro “Listas Fabulosas”. Este projeto proporcionou uma vivência encantadora com a Literatura e a Arte, ampliou o repertório dos alunos para criarem suas próprias listas e personagens, incentivou a leitura e a criatividade.

Apesar de listas serem textos curtos, elas estimulam o confronto da hipótese de escrita da criança com a escrita convencional, a leitura das palavras comparando-as entre si, estrutura de frases e a organização espacial.

Criamos o “Clubinho das listas” em que cada associado tem a sua própria carteirinha. Confira as fotos!

Quer saber mais sobre o incentivo à leitura no Colégio InterArte? Entre em contato e converse com nossa equipe!