A importância das Artes na Educação Infantil

A Arte é, sem dúvidas, uma maneira de experimentar, imaginar, criar, perceber e integrar o mundo, os sentimentos e até mesmo o pensamento. A Arte na educação infantil possibilita que as crianças tenham liberdade e explorem seus potenciais de criação e aprendizagem.

Desta maneira, as aulas de Arte e a expressão artística permitem a ação entre o cognitivo e o afetivo. E, quando o assunto são as crianças pequenas, há a vantagem de sua espontaneidade intrínseca à faixa etária, permitindo que enquanto brinca, exista o contato com imagens e linguagens artísticas.

O autor Jorge Larossa, por exemplo, diz que a experiência não é aquilo que passa por nós, mas o que passa em nós e fica gravado. Por isso, no Colégio interArte, as atividades artísticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são consideradas essenciais, em todas as idades, por serem vias de expressão de sentimentos, vivências, experiências e de percepções.

O contato com as Artes se dá de diversas formas, uma delas é o desenho. Enquanto traça, pinta, rabisca e ilustra, a criança ensaia várias possibilidades de movimento das mãos e dos braços sobre a superfície, ou seja, é uma atividade que possui um papel importante no desenvolvimento cognitivo, afetivo e de aprendizagem. 

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Nesse momento, o contexto sensorial e espacial é muito importante, para que a criança possa explorar diferentes características de materiais e suportes. Por exemplo, a professora pode, intencionalmente, diversificar o tipo de material que será o suporte para a produção da criança, entre eles: papéis coloridos, lisos, ásperos, papelão, plástico e tecidos que são oferecidos em diferentes formas geométricas. Os suportes também são fixados no chão, paredes, mesas, suspensos tanto na posição vertical como na horizontal. 

O processo de criação é livre, porém, é importante que as crianças tenham referências para ampliar o repertório de elementos, traços, cores, que desejam desenhar. Neste caso, o repertório de referências deve ser variado, abrangendo imagens, figuras tridimensionais, objetos, produções culturais produzidas pela humanidade ou por outras crianças. Assim, é papel do adulto oferecer referências diversificadas, colaborando para que a criança evolua na elaboração da sua própria representação em Artes. 

O trabalho com Artes fortalece e assegura, por meio de diferentes linguagens, a autoria e a expressão das crianças pequenas a fim de que elas possam se relacionar com o mundo e compreendê-lo.  

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